A instalação do município de Lima Duarte

As primeiras autoridades municipais de Lima Duarte tomaram posse em 29 de dezembro de 1884, três anos após a criação do município.
Conforme o Decreto Regencial de 13 de Novembro de 1832, cabia ao Presidente da Câmara do municipio de origem do distrito emancipado a sua instalação.
Como pertencíamos a Barbacena, coube ao Agente Executivo Municipal e Presidente da Câmara de Barbacena Dr. Antonio Carlos Ribeiro de Andrada, também chamado Antonio Carlos III, (não confundir com seu filho Antonio Carlos,que governou o Estado de Minas Gerais na década de 1930), instalar nosso municipio.
Antonio Carlos desceu de Barbacena, acompanhado de seu secretário Cristóvão Colombo e comitiva, e veio ter ao Rio do Peixe, agora cidade de Lima Duarte.
A ata de instalação do municipio, preservada na Câmara Municipal de Lima Duarte nos dá os detalhes desta solenidade, que aqui resumimos.
O presidente da Câmara de Barbacena abriu os trabalhos no Salão Nobre do Paço da Câmara, na presença dos vereadores eleitos e grande massa popular.
Inicialmente, declarou aberta a sessão, convidado para secretario ad hoc Cristóvão Colombo. Em seguida, declarou em voa alta que tendo sido criado pela Assembleia Provincial o Municipio do Rio do Peixe, vinha em cumprimento à Lei, ouvir o juramento e dar posse aos vereadores eleitos para compor a Câmara do novo município, lavrando o auto de instalação.
Em ato contínuo, ordenou ao secretario que lesse a ata da apuração da eleição dos vereadores, procedendo à chamada dos mesmos, os quais, um a um, punha a mão direita sobre o Livro dos Santos Evangelhos e prometiam em nome de Deus, bem servir ao cargo de vereador do município.
Foram os primeiros vereadores do Rio do Peixe, eleitos em 07 de setembro de 1884, os senhores:
Tenente Coronel João de Deus Duque
João Antonio de Paiva
Manoel José Rodrigues
Manoel Antonio de Almeida Pires
Felício José de Oliveira
Tenente Coronel Joaquim Carlos de Paula
Capitão Manoel Victório Nardy.
Em seguida, deu posse aos sete primeiros vereadores, os quais escolheram para primeiro Agente Executivo e Presidente da Câmara o Tenente Coronel João de Deus Duque, o qual procedeu em seguida, a nomeação dos primeiros funcionários municipais, bem como a arrecadação dos impostos municipais, antes enviados à Barbacena.
A ata de instalação do município é importante documento de nossa História e deve ser conhecida de todos os lima duartinos.
A primeira Câmara Municipal é bem representativa da sociedade de Lima Duarte no final do século XIX: seus componentes, todos proprietários rurais e agronegociantes, representavam as forças produtivas da economia local, ainda hoje baseada na agropecuária e comércio.
Tal composição da Câmara permanecerá durante até a primeira metade do século XX, alterando-se significamente somente após 1950, quando o “urbano” finalmente começa a prevalecer sobre o rural, gerando o panorama politico que vemos hoje, com bem menos representação da classe rural.
Comentários, sugestões, críticas, correções, observações, entre em contato com o auto pelo
e-mail marcusilva.70@gmail.com
https://facebook.com/marcoantonio.silva.94,
ou pelo Insta:@markuanthonio.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar